Revisão de Livro: Beginning PHP4 Databases

ArticleCategory: [Choose a category, translators: do not translate this, see list below for available categories]

Webdesign

AuthorImage:[Here we need a little image from you]

[Alessandro]

TranslationInfo:[Author + translation history. mailto: or http://homepage]

original in it Alessandro Pellizzari 

en to pt Bruno Sousa 

AboutTheAuthor:[A small biography about the author]

O Alessandro tem sido um Administrador de Sistema Linux e Programador desde algum tempo, após ter usado vários computadores Amiga com satisfação. Está principalmente interessado em PHP, Python e programação C mas sempre à procura de novas campos interessantes na ciência da computação.

Abstract:[Here you write a little summary]

Este artigo é uma revisão do novo livro da Wrox acerca de implementar e usar sistemas de base de dados com o PHP4.

ArticleIllustration:[One image that will end up at the top of the article]

[Illustration]

ArticleBody:[The main part of the article]

Introdução

Nos dias de hoje a maioria dos web sites com PHP é baseado numa ou mais base de dados. Mas saberá a maioria dos programadores como uma base de dados relacional funciona, quais são as possibilidades que elas oferecem, como optimizar o tempo de acesso e as extensões objecto-relação?

Este livro é um bom ponto de partida para programadores que querem desenvolver aplicações web orientadas às base de dados, para fornecer ao leitor as bases necessárias para escolher e usar a base de dados e as técnicas para escolher a melhor estrutura de tabelas e os métodos de acesso.

Organização do livro

O livro é composto de 13 capítulos e 3 apêncices, e com um décimo-quarto capítulo disponível online em Wrox.

Depois de uma breve introdução do livro a explicar a estrutura e os recursos onine, o primeiro capítulo é uma introdução rápida ao PHP, analisando somente a parte da linguagem orientada a objectos. O segundo capítulo foca-se nos fundamentos das base de dados, explicando vários modelos de DB e a sua evolução ao longo da história para se tornarem num moderno RDBMS, as suas extensões de objectos e as base de dados XML. Este capítulo prossegue com o acesso às base de dados com o PHP, listando as base de dados suportadas e as opções de compiação do PHP para as suportar.

A começar pelo capítulo três o livro entra dentro da estrutura da base de dados, explicando a normalização de tabelas e, introduzindo brevemente os diagramas de Entidade-Relacionamento, continuando pelos capítulos quatro e cinco, com uma explicação mais aprofundada so SQL, descrevendo, respectivamente a estrutura de criação, a inserção de dados, a modificação e a consulta. O sexto capítulo introduz, finalmente, as características RDBMS, como a integridade física, triggers e transacções.

O sétimo capítulo volta à programação PHP, com uma discussão em como integrar SQL avançado dentro das scripts de PHP, descrevendo, entre outros, cursores, triggers, vistas e índices.
No oitavo capítulo encontramos uma introdução ao desenvolvimento em multi-camadas com o PHP e uma análise às funções disponíveis e às bibliotecas com classes abstractas para o acesso às base de dados.
O nono capítulo entra numa explicação mais profunda do PEAR::DB, que será usado no resto do livro por todos os exemplos.

O décimo capítulo é inteiramente dedicado a um caso de estudo: uma aplicação à base de PEAR::DB para registo de encomendas e rastreio de pagamentos, indo desde a análise do problema, passando pela definição das tabelas necessárias e terminando por escrever o código da apllicação.

O capítulo seguinte também está estruturado de um modo semelhante, estudando uma aplicação de administração de uma biblioteca usando as base de dados orientadas a objecto-relações, de um modo particular o PostgreSQL. Começa por analisar o problema, depois define a estrutura da tabela, mas o código da aplicação, devido à limitação de espaço só está disponível a partir do website da Wrox.

A partri do décimo-segundo capítulo o argumento altera-se para as base de dados XML, listando os pros e contras, relativamente a uma base de dados relacional. Existe uma lista de diferentes aplicações, quer comerciais e llivres e no fim o Xindice da fundação de Software da Apache é discutido.
A explicação vai deste a criação da base de dados até ao seu preenchimento usando documentos XML, analisando depois as tecnologias XPath e XUpdate para consutar e actualizar dados, dando uma breve introdução ao XQuery emergente.

O décimo-terceiro capítulo pega do décimo e décimo-primeiro capítulo a sua estrutura, estudando o problema desde a análise até à realização de uma aplicação, com a separação de privilégios de um utilizador normal para um administrador.

Os apêndices são, principalmente dedicados à administração de base de dados, às estrategias de baackup de dados, à optimização, às funções do PHP e Apache para acesso às DB, a instalação do PHP e do iODBC sobre o Linux/Unix.

Pros

O autor não aprofunda muito, como outros fazem, quer na sintaxe ou na introdução ao PHP, o que também pode ser explicado em livros dedicados, focando-se desde o princípio no objectivo principal: bases de dados e integração com o PHP.
Os exemplos de código são claros e bem-comentados, quer dentro do próprio código quer fora do mesmo.
Com os exemplos encontrará dicas úteis.
O site do livro (veja as referêncisa no fim do artigo) é realmente util para ler o capítulo de exemplo, para encontrar a errata e para fazer download de todo o código fonte contido nos exemplos do livro.

Contras

Existem alguns typos no texto, chateando, principalmente o leitor não Inglês, mas não existem no código, não havendo problemas com os exemplos.
No site do livro encontrará a errata com as correcções (veja as referências no fim deste artigo).
Ainda não existe o "Professional PHP4 Databases" e, em alguns casos especiais existe necessidade de uma análise mais detalhada, nalguns argumentos. A sua complexidade não foi inserida neste livro dado a sua natureza de ser orientada a "principiantes".

Conclusões

O livro atingiu em pleno o seu objectivo, uma boa base para a utilização da base de dados em aplicações PHP e umas boas técnicas de análise relativamente à estrutura de tabelas.
Um outro grande número de itens estão contidos no livro e, que muitas vezes são ignorados pelos programadores, permitindo grandes vantagens relativamente à segurança, estrutura e velocidade.

Este livro é altamente recomendada a sua para toda a pessoa que pretende iniciar-se na utilização de base de dados em aplicações PHP4, mas principalmente, para aqueles que já o usam mas que não receberam um bom treino no seu uso eficiente.

Referências